O cadastro é o coração do sistema de gestão de informações de uma empresa. Combinado com outros dados processados, organizados e contextualizados, o cadastro é a base para gerar informação para a tomada de decisão.
Um erro comum que já presenciei em organizações é achar que uma vez o dado cadastrado no sistema não é preciso revisitá-lo. Costumo dizer que o cadastro é um "sistema vivo": sempre temos que acompanhar como está a sua "saúde".
Outro aspecto importante a considerar é o crescente volume de dados que geramos, o que naturalmente resulta em uma carga de trabalho aumentada para a sua manutenção. Sendo assim, devemos buscar formas de manter o cadastro saneado de forma produtiva.
No vídeo abaixo demonstro uma maneira de analisar se clientes e fornecedores estão enquadrados no regime tributário do Simples Nacional. Essa técnica pode ser aplicada para todo o cadastro de clientes e fornecedores da organização de uma vez só, o que é importante no ponto de vista de produtividade e compliance, visto que ela é realizada com base em informações disponibilizadas pelo órgão competente.
Essa análise é importante, pois impacta diretamente no campo tributário de como parametrizar o sistema para emitir e receber os documentos fiscais.
Segue também um link com material detalhado demonstrando o processo realizado no vídeo.
Comments