Todos nós sabemos sobre a importância que os dados têm para as organizações. Agora, como realizar de forma prática uma análise de dados e obter insights que são capazes de trazer um diferencial competitivo para a empresa? Para atingirmos esse objetivo, precisamos aliar conhecimento e tecnologia.
Na área de tecnologia, temos o machine learning, que é a capacidade das máquinas de aprender e melhorar a partir dos dados, sem serem explicitamente programadas para isso. Em vez de seguir um conjunto fixo de regras, os algoritmos de machine learning podem identificar padrões complexos nos dados e fazer previsões ou tomar decisões com base nesses padrões.
Mas não se assuste se esse é o primeiro contato que você está tendo com o tema. Existe, sim, empresas que investem muito nessa área, mas se a sua empresa é de pequeno ou médio porte, ela também pode se beneficiar. No final desse post, exemplifico como podemos aplicar o machine learning no Excel e fazer previsões, por exemplo, de qual a tendência de uma pessoa ser uma boa ou má pagadora de acordo com as suas características.
E é claro que podemos aplicar o machine learning para várias outras situações: automatizar processos, detectar fraudes, recomendar produtos e serviços e muito mais.
Lembra que comentei que precisamos aliar conhecimento e tecnologia? Pois bem, a tecnologia desempenha um papel importante, mas é preciso desenvolver processos que garantam a sua correta aplicação. Nesse aspecto, procure profissionais qualificados e com experiência para lhe auxiliar.
Ficou com alguma dúvida ou tem interesse de saber mais? Entre em contato.
Comments